MAIS DE 3.100 E-LIVROS GRÁTIS. eguidores

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Autoridade X Responsabilidade - Português/Espanhol

Autoridade X Responsabilidade

Autoridad X Responsabilidad
 
Quanto pesa a responsabilidade de um cargo?

¿Cuánto pesa la responsabilidad de un cargo?
 
clip_image002
Observa-se que muitos perseguem nomeações para cargos e disputam, com ardor, lugares que lhes conferirão autoridade sobre outros.

Se observa que muchos persiguen nominaciones para cargos y disputas, con ardor, lugares que les conferirán autoridad sobre otros.
 
Contudo, quando assumem postos de comando esquecem-se dos objetivos reais para os quais foram ali colocados, passando a agir em seu próprio favor.

Con todo, cuando asumen puestos de mando se olvidan de los objetivos reales para los cuales fueron allí colocados, pasando a obrar en su propio favor.
 
Tal posição nos recorda a história de um homem que foi nomeado mandarim, uma espécie de conselheiro na China.

Tal posición nos recuerda la historia de un hombre que fue nombrado mandarín, una especie de consejero en la China.
 
Envaidecido com a nova posição, pensou em mandar confeccionar roupas novas.

Envanecido con la nueva posición, pensó en mandar confeccionar ropas nuevas.
 
Seria um grande homem, agora.

Sería un gran hombre ahora.
 
Importante.

Importante.
 
Um amigo lhe recomendou que buscasse um velho sábio, um alfaiate especial que sabia dar a cada cliente o corte perfeito.

Un amigo le recomendó que buscase a un viejo sabio, un sastre especial que sabía dar a cada cliente el corte perfecto.
 
Depois de cuidadosamente anotar todas as medidas do novo mandarim, o alfaiate lhe perguntou há quanto tempo ele era mandarim. A informação era importante para que ele pudesse dar o talhe perfeito à roupa.

 Después de anotar cuidadosamente todas las medidas del nuevo mandarín, el sastre le preguntó cuánto tiempo hacia que él era mandarín. La información era importante para que él pudiese dar el detalle perfecto a la ropa.


Ora, perguntou o cliente, o que isso tem a ver com a medida do meu manto?

Ahora, preguntó el cliente, ¿qué tiene eso que ver con la medida de mi manto?
 
Paciente, o alfaiate explicou: "a informação é preciosa.

Paciente, el sastre explicó: “la información es preciosa.
 
É que um mandarim recém-nomeado fica tão deslumbrado com o cargo que anda com o nariz erguido, a cabeça levantada. Nesse caso, preciso fazer a parte da frente maior que a de trás.

Es que un mandarín recién nombrado queda tan deslumbrado con el cargo que anda con la nariz erguida, la cabeza levantada. En ese caso, necesito hacer la parte de frente mayor que la de atrás.
 
Depois de alguns anos, está ocupado com seu trabalho e os transtornos advindos de sua experiência. Torna-se sensato e olha para diante para ver o que vem em sua direção e o que precisa ser feito em seguida. Para esse costuro um manto de modo que fiquem igualadas as partes da frente e a de trás.

Después de algunos años, está ocupado con su trabajo y los trastornos venidos de su experiencia. Se vuelve sensato y mira para adelante para ver lo que viene en su dirección y lo que precisa ser hecho enseguida. Para eso se confeccionó un manto de modo que quedase igualadas las partes del frente y la de atrás.

 
Mais tarde, sob o peso dos anos, o corpo está curvado pela idade e pelos trabalhos exaustivos, sem falar na humildade que adquiriu pela vida de esforços. É o momento de eu fazer o manto com a parte de trás mais longa.

Más tarde, bajo el peso de los años, el cuerpo está curvado por la edad y por los trabajos exhaustivos, sin hablar de la humildad que adquirió por la vida de esfuerzo. Es el momento de hacer yo el manto con la parte de atrás más larga.
 
Portanto, preciso saber há quanto tempo o senhor está no cargo para que a roupa lhe assente perfeitamente."

Por tanto, necesito saber hace cuanto tiempo el señor está en el cargo para que la ropa le siente perfectamente.”
 
O homem saiu da loja pensando muito mais nos motivos que levaram seu amigo a lhe indicar aquele sábio alfaiate, e menos no manto que viera encomendar.

El hombre salió de la tienda pensando mucho más en los motivos que llevaron a su amigo a indicarle a aquel sabio sastre, y menos en el manto que fuera a encargar.

........................................
 
Cargos e funções, são sempre responsabilidades que nos são oferecidas pela divindade para nosso progresso.

Cargos y funciones, son siempre responsabilidades que nos son ofrecidas por la divinidad para nuestro progreso.
 
Não há motivo para vaidade, acreditando-se superior ou melhor que os outros.

No hay motivo para la vanidad, creyéndose superior o mejor que los otros.
 
Quando Pilatos assegurou a Jesus que tinha o poder de vida e morte, e que em suas mãos estava o destino de suas horas seguintes, o Mestre alertou-o dizendo: "Procurador, a autoridade de que desfrutas não é tua; foi-te concedida e poderá ser-te retirada."

Cuando Pilatos dijo a Jesús que tenía el poder de la vida y la muerte, y que en sus manos estaba el destino de sus horas siguientes, el Maestro lo alertó diciendo: “Procurador, la autoridad de que disfruta no es tuya; te fue concedida y podrá serte retirada.”
 
De fato isso veio a acontecer.

De hecho eso ocurrió.
 
Apenas poucos anos após a morte de Jesus, o poder de Roma retirou do procurador da Judéia, Pôncio Pilatos, toda a autoridade. Ele perdeu o cargo, o prestígio, e tudo que acreditava fosse eterno em suas mãos.

Sólo pocos años después de la muerte de Jesús, el poder de Roma quitó al procurador de Judea, Poncio Pilatos, toda la autoridad. Él perdió el cargo, el prestigio y todo lo que creía fuese eterno en sus manos.
 
........................................
 
Toda autoridade deve se centralizar no amor e na vida exemplar, a fim de se fazer real.

Toda autoridad se debe centralizar en el amor y en la vida ejemplar, a fin de hacerse real.

 
A autoridade de que nos vejamos investidos deve ser exercida sem jamais ferir a justiça.

La autoridad de que nos veamos investidos debe ser ejercida sin jamás herir la justicia.
 
No desempenho dos nossos deveres, recordemos que só uma autoridade é soberana: aquela que procede de Deus, por ser a única legítima.

En el desempeño de nuestros deberes, recordemos que sólo una autoridad es soberana: aquella que procede de Dios, por ser la única legítima.

Equipe de Redação do Momento Espírita, com base na Revista Brasil

Equipo de Redacción del Momento Espírita, con base en la Revista Brasil

 Rotário - julho de 1998, nº 913).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADICIONE SEU COMENTÁRIO AQUI